Notícias

Agorafobia: o medo de sentir medo

7-claves-para-combatir-la-agorafobia-1024x675

 

Agorafobia é considerado um transtorno de ansiedade cuja característica é o medo de sentir medo. A pessoa atingida por essa doença acaba evitando situações em que poderia sentir pânico, principalmente, quando está em um ambiente que considera difícil de sair.

Geralmente, o distúrbio se desenvolve depois de inúmeros ataques de pânico fazendo com que a pessoa passe a evitar lugares que possam desencadear uma crise. O medo por antecipação acaba fazendo parte da rotina dessas pessoas que passam a evitar todo tipo de situação.

O paciente acaba sendo isolado por conta desse medo, pois a pessoa para de ir aos lugares com receio de que vá sentir medo. Muitas vezes não viaja, porque começa a pensar em tudo o que pode acontecer de errado ou ruim e desiste de ir. Os agorafóbicos sofrem antecipadamente por algo que pode nem acontecer.

Sentir medo é normal para os seres humanos, a agorafobia está justamente na incapacidade de enfrentar esse medo. Por isso é importante buscar ajuda médica para que o distúrbio seja minimizado, uma vez que não há cura. É significativo quando a pessoa consegue, aos poucos, sair de casa sem ter um ataque de pânico, mas isso só é possível, na maioria dos casos, com a ajuda de um psiquiatra ou psicólogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*