Etapas do Tratamento

A dedicação pessoal é um dos nossos maiores orgulhos, e fazemos questão de cultivar em todas as Unidades. Ciente de que um paciente nunca é igual ao outro, a maior premissa do tratamento que oferecemos em cada uma de nossas unidades é a UNICIDADE. Um Projeto Terapêutico Individualizado (PTI) é desenvolvido para nossos pacientes, como é próprio de uma instituição voltada exclusivamente para o atendimento em todas as suas modalidades. O projeto de tratamento desenvolvido especificamente para cada paciente implica em avaliações constantes, que tornam o atendimento melhor e mais adequado. Fazemos questão de que o paciente se sinta acolhido por nossa competente equipe, pois sabemos o quanto o olhar humano colabora com sua melhora.

 Segundo uma programação terapêutica elaborada e específica, o paciente e sua família contam com ajuda de profissionais especializados. Em constante atualização em congressos, elaboração de textos acadêmicos, palestras em empresas, reconhecidas instituições de ensino, programas de comunicação (radio, TV e jornal), nossos profissionais mantém, além disso, encontros mensais de atualização e troca de conhecimentos, fazendo disso uma constante integração nas formas de tratamento. O resultado alcançado é um trabalho ético e científico em consonância com as mais recentes pesquisas no campo da psiquiatria, sempre dotado de respeito, compreensão e carinho, o que faz com que cada um se sinta em um ambiente verdadeiramente aconchegante.

SISTEMA DE REFERÊNCIAS

Seguindo a linha de humanização do Tratamento, a Maia Prime adotou um Sistema de Referências. Para tentar minimizar a angustia que a internação, integral ou parcial, traz ao paciente e a seus familiares, a Clínica disponibiliza um profissional de referência – um membro da equipe terapêutica, que desenvolve um vínculo especial, fazendo uma “ponte” entre o paciente e sua família, para mantê-los sempre informados e cuidando das necessidades de cada um. O acolhimento se torna ainda mais eficiente, pois desde o inicio, tanto o paciente, quanto a família, sabem que sempre terão a quem recorrer diretamente, ficando mais tranquilos quanto ao período de internação.

O projeto de tratamento desenvolvido especificamente para cada paciente implica em avaliações constantes, que tornam o atendimento melhor e mais adequado. Para isso, a integração que existe entre nossas unidades é essencial, permitindo que o paciente transite com facilidade entre uma e outra forma de acompanhamento, sempre que necessário.

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

A presença da família é fundamental no tratamento psiquiátrico. Nossas equipes não ignoram o sofrimento que a doença mental e a dependência química trazem aos familiares dos pacientes. Por isso, nos esforçamos para dar o apoio necessário para toda a estrutura familiar. Oferecemos esclarecimentos sobre os transtornos mentais e dependência química, e quais as melhores formas de lidar com elas, grupos de orientação e psicoterapia, atendimentos individuais, quando necessários, e dinâmicas conjuntas entre terapeutas, familiares e pacientes. Este trabalho resulta no preparo e participação da família, o que diminui o período de internação e as chances de recaída.